
A Visão De Corpo na Perspectiva de Graduandos em Educação Física: Fragmentada ou Integrada?
2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.3036
ISSN1982-8918
AutoresAlan Camargo Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Alexandre Palma,
Tópico(s)Adventure Sports and Sensation Seeking
ResumoOs objetivos dessa pesquisa foram: conhecer e comparar a visão de corpo dos graduandos em Educação Física de primeiro e últimos períodos; investigar de que forma relacionam o corpo à Educação Física e à prática profissional. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários a 103 alunos de um curso de graduação em Educação Física, bem como análise documental. Os resultados revelaram a predominância de uma visão técnico-biológica e fragmentada de corpo no primeiro período e, nos últimos, uma compreensão mais integrada de corpo. A forma de atuação profissional estaria ligada à orientação, nas perspectivas de saúde, estética e técnica.
Referência(s)