Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Visão De Corpo na Perspectiva de Graduandos em Educação Física: Fragmentada ou Integrada?

2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.3036

ISSN

1982-8918

Autores

Alan Camargo Silva, Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Fernanda Azevedo Gomes da Silva, Alexandre Palma,

Tópico(s)

Adventure Sports and Sensation Seeking

Resumo

Os objetivos dessa pesquisa foram: conhecer e comparar a visão de corpo dos graduandos em Educação Física de primeiro e últimos períodos; investigar de que forma relacionam o corpo à Educação Física e à prática profissional. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários a 103 alunos de um curso de graduação em Educação Física, bem como análise documental. Os resultados revelaram a predominância de uma visão técnico-biológica e fragmentada de corpo no primeiro período e, nos últimos, uma compreensão mais integrada de corpo. A forma de atuação profissional estaria ligada à orientação, nas perspectivas de saúde, estética e técnica.

Referência(s)