Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A ditadura militar e a proletarização dos professores

2006; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 27; Issue: 97 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302006000400005

ISSN

1678-4626

Autores

Amarílio Ferreira, Marisa Bittar,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo aborda as transformações ocorridas no magistério durante o regime militar (1964-1985), mostrando que a sua origem deixou de ser exclusivamente as classes médias urbanas e frações das elites, passando a constituir-se também das camadas populares. Ocorreu, assim, um processo de mobilidade tanto ascendente quanto descendente, pois os que tinham origem nos "de cima" se proletarizaram enquanto os de origem popular ascenderam a uma profissão da classe média. A nova categoria, formada por essas duas frações, foi submetida a condições de vida e de trabalho determinadas pelo arrocho salarial. Analisamos este fenômeno tomando por base a Confederação dos Professores Primários do Brasil, que, por força das reformas educacionais da ditadura, cresceu numericamente e se transformou na Confederação dos Professores do Brasil. A profissão, em decorrência dessa rápida e profunda transformação, passou a sofrer uma crise de identidade - a meio caminho da proletarização e do exercício intelectual.

Referência(s)