
Internet como ferramenta de apoio no ensino odontológico: avaliação da aptidão técnica dos estudantes de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2317-2770.v14i2p84-91
ISSN2317-2770
AutoresFábio Massaharu Nogi, Rodolfo Francisco Haltenhoff Melani,
Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><p>A disseminação da Internet a partir dos anos 90 tem determinado alterações substanciais na dinâmica das interações sociais, contribuindo para a formação de uma cultura globalizada, na qual o trânsito de informações e conhecimentos se processa através de novos paradigmas de comunicação. Diante desse quadro, o impacto</p></span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">da Internet na formação profissional tem sido amplamente discutido em diversas áreas do conhecimento, com </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">o intuito de se instituir diretrizes e protocolos que possam fornecer o arcabouço necessário para a elaboração </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">de projetos de Educação On-Line eficientes. O escopo deste estudo foi analisar a viabilidade de utilização da </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">Internet como instrumento de apoio a aulas presenciais no processo de ensino-aprendizagem em Odontologia. </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">Com essa finalidade, procedeu-se à aplicação de um questionário versando sobre o manejo do computador e da </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">Internet em 143 alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), que cursavam o 2º e o 8º semestres da graduação no período diurno. Após a análise das respostas, os autores concluíram que os estudantes avaliados demonstraram boa aptidão técnica no manejo de computadores e da Internet, estando </span></span><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;"><span style="font-family: Helvetica; font-size: xx-small;">aptos para utilizar a Internet como ferramenta de auxílio pedagógico em sua formação profissional.</span></span>
Referência(s)