Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças

2006; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722006000100016

ISSN

1807-0329

Autores

Daniel Bartholomeu, Fermino Fernandes Sisto, Fabián Javier Marín Rueda,

Tópico(s)

Early Childhood Education and Development

Resumo

Este estudo analisou as relações entre os problemas emocionais e os erros na escrita de 88 alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, por intermédio do desenho de figura humana e do instrumento Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita. Dentre os resultados, foram constatadas diferenças significativas pela prova Anova entre as médias do total de erros por palavras nos três grupos formados em função da intensidade de problemas emocionais. No entanto, a prova de Tukey indicou que as diferenças são justificadas pelos grupos um e três. Com relação ao gênero, a tendência encontrada não se manteve para as meninas. Também, os problemas emocionais mostraram-se associados com os erros na escrita. As crianças com problemas de aprendizagem apresentaram-se ansiosas e com pobre autoconceito, denotando sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos mal-elaborados, com preocupação pelos impulsos sexuais, dificuldades de comunicação e timidez.

Referência(s)