Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O olhar oposicional e a forma segregada: raça, gênero, sexualidade e corpo na cinematografia hollywoodiana e brasileira (1930-1950)

2022; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.48074/aceno.v2i3.2646

ISSN

2358-5587

Autores

Luís Felipe Kojima Hirano,

Tópico(s)

Shakespeare, Adaptation, and Literary Criticism

Resumo

Esse artigo pretende discutir de que forma as relações raciais se internalizaram nas convenções adotadas pelos cinemas hollywoodiano e brasileiro durante a década de 1930 a 1950. Esse período é marcado pelo Código Hays, implementado em 1934, que tinha como uma de suas principais preocupações uma pedagogia de raça, gênero e sexualidade, proibindo, nos filmes, qualquer representação e/ou apologia da miscigenação. Tal código, que internalizava a segregação racial nos Estados Unidos na forma cinematográfica, definiu as convenções do cinema hollywoodiano, que foram traduzidos na forma dos filmes brasileiros do período.

Referência(s)