Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A natureza da ciência e a instrumentação para o ensino da física

2000; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132000000200003

ISSN

1980-850X

Autores

Alexandre Medeiros, Severino Bezerra Cabral Filho,

Tópico(s)

Science Education and Pedagogy

Resumo

O propósito deste artigo é o de examinar as convicções filosóficas que dão suporte aos comportamentos de alguns professores de física ao lidarem com o ensino da Física no contexto de um laboratório. Entrevistas foram feitas com professores de "Instrumentação para o Ensino da Física", normalmente apresentadas nos currículos desses cursos, assim como com professores secundários que tivessem previamente feito tal curso. As questões foram formuladas de tal modo que os sujeitos pudessem ser envolvidos numa conversa sobre como ensinar alguns assuntos da física e até que ponto seria importante apelar para a experimentação. Os resultados desta pesquisa revelaram perspectivas diferentes sobre o tema entre os sujeitos, principalmente posições indutivistas e realistas ingênuas, as quais são comentadas neste artigo.

Referência(s)