
Auto-eficácia para atividades ocupacionais e interesses profissionais em estudantes do ensino médio
2009; Conselho Federal de Psicologia; Volume: 29; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1414-98932009000100009
ISSN1982-3703
AutoresMaiana Farias Oliveira Nunes, Ana Paula Porto Noronha,
Tópico(s)Disability Education and Employment
ResumoA auto-eficácia para as atividades ocupacionais e os interesses profissionais descrevem, respectivamente, atividades que os jovens possuem confiança de que podem desempenhar e ações que gostariam de executar. Os objetivos deste artigo foram analisar diferenças de média na auto-eficácia e suas fontes e nos interesses em função das variáveis gênero, tipo de escola e série escolar. Participaram 333 alunos do ensino médio, com média de idade de 15,9 anos, sendo 182 mulheres, que responderam a EAAOc e o SDS, que avaliam auto-eficácia e interesses. A auto-eficácia, classificada de acordo com os tipos de Holland, apresentou padrão IRSAEC, e os interesses, ESIACR. Houve diferenças significativas em função do gênero para os interesses, a auto-eficácia e suas fontes. Não houve diferenças significativas para a auto-eficácia pela série escolar ou tipo de escola. Algumas fontes de auto-eficácia apresentaram diferenças pelo tipo de escola e série escolar, tendo o mesmo ocorrido com alguns perfis de interesse.
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