Artigo Revisado por pares

Ensino técnico: uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil - Technical teaching: a necessity or a fallacy? Notes for the comprehension of the philosophy of technical teaching in Portugal

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 41 Linguagem: Português

ISSN

2236-3459

Autores

Portugal. Luís Alberto Marques Alves,

Tópico(s)

Historical Education and Society

Resumo

1024x768 Falar de ensino tecnico obriga a cruzar vertentes cientificas diversas - historia, sociologia, economia - e contextualizar a informacao no âmbito da Historia da Educacao. A heranca recebida do sistema corporativo, a partilha de responsabilidades entre publico e privado, as expectativas sociais e economicas, a sua relacao com o desenvolvimento e a dificil relacao entre o nacional e o internacional sao algumas das vertentes que importa analisar quando procuramos fazer um trajeto breve na dimensao mais alargada no tempo. Inserir ainda uma preocupacao comparativa entre Portugal e Brasil, ainda que pontual, exige uma sintese das ideias nucleares marginalizando o acessorio. Procura este artigo, numa cronologia que vai do seculo 18 aos fins do 20, elencar as mudancas de filosofia, de investimento, de credibilidade social e de necessidade economica. Palavras-chave: ensino tecnico, profissionalizacao, capitalismo industrial, neoprofissionalismo, Portugal, Brasil, ensino secundario. TECHNICAL TEACHING: A NECESSITY OR A FALLACY? NOTES FOR THE COMPREHENSION OF THE PHILOSOPHY OF TECHNICAL TEACHING IN PORTUGAL AND BRAZIL Abstract To talk about technical teaching forces us to cross several scientific fields - history, sociology, economy - and to contextualize the information regarding the History of Education. The inheritance received from the corporative system, the share of responsibilities between public and private, the social and economical expectations, its relation with development and the difficult relation between national and international are some of the fields that we must analyse when we aim to create a path brief in its dimension but stretched in time. To also insert a comparative concern between Portugal and Brazil, even if punctual, demands a synthesis of the nuclear ideas marginalizing the accessory. This article aims to, in a chronology going from the 18 century to the late 20th, specify the changes in the philosophy, in the investment, in the social credibility and in the economical necessity. Key-words: technical teaching, professionalization, industrial capitalism, neoprofessionalism, Portugal, Brazil, secondary teaching. ENSENANZA TECNICA: UNA NECESIDAD O UNA FALACIA? NOTAS PARA LA COMPRENSION DE LA FILOSOFIA DE LA ENSENANZA TECNICA EN PORTUGAL Y EN BRASIL Resumen Hablar de ensenanza tecnica obliga a cruzar vertientes cientificas diversas - historia, sociologia, economia - y a contextualizar la informacion en el ambito de la Historia de la Educacion. La herencia recibida del sistema corporativo, la particion de responsabilidades entre publico y privado, las expectativas sociales y economicas, su relacion con el desarrollo y la dificil relacion entre el nacional y el internacional son algunas de las vertientes que importa analizar cuando buscamos hacer un trayecto breve en la dimension pero ampliado en el tiempo. Insertar aun una preocupacion comparativa entre Portugal y Brasil, aunque puntual, exige una sintesis de las ideas nucleares marginalizando el accesorio. Pretende este artigo, en una cronologia que va del siglo 18 a fines del 20, especificar los cambios de filosofia, de embestida, de credibilidad social y de necesidad economica. Palabras-clave: ensenanza tecnica, profesionalizacion, capitalismo industrial, neoprofesionalismo, Portugal, Brasil, ensenanza secundaria. L'ENSEIGNEMENT TECHNIQUE: UNE NECESSITE OU UNE ERREUR? ASPECTS POUR LA COMPREHENSION DE LA PHILOSOPHIE DE L'ENSEIGNEMENT TECHNIQUE AU PORTUGAL ET AU BRESIL Resume En parlant de l'enseignement technique on necessite d’indiquer plusieurs aspects scientifiques - histoire, sociologie, economie - et de contextualiser l'information dans l'histoire de l'education. L'heritage du systeme d'entreprise, la repartition des responsabilites entre les attentes de l’etat et des prives, sociaux et economiques, leur relation avec le developpement et les relations difficiles entre le national et l'international sont quelques-uns des aspects qui doivent etre consideres lors de la recherche pour faire un chemin en bref dimension, mais etendu dans le temps. Avoir egalement une preoccupation comparative entre le Portugal et le Bresil, bien que parfois, necessite une synthese des idees de marginaliser accessoire nucleaire. Recherche a cet article, dans une chronologie qui va du 18 eme siecle a la fin du 20 eme siecle, la liste des changements dans la philosophie, l'investissement, la credibilite sociale et une necessite economique. Mots-cle: enseignement technique, professionnalisation, capitalisme industriel, neoprofessionnalisme, Portugal, Bresil, enseignement secondaire. Normal 0 21 false false false

Referência(s)