Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A importância da comunicação não-verbal do professor universitário no exercício de sua atividade profissional

2010; CEFAC Saúde e Educação; Volume: 12; Issue: 5 Linguagem: Português

10.1590/s1516-18462010005000088

ISSN

1982-0216

Autores

Luisa de Fátima Lucena de Sousa, Ana Lúcia Leal, Ester Feijó Correia de Sena,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

OBJETIVO: verificar a importância da comunicação não-verbal do professor no exercício de sua atividade profissional. MÉTODOS: a presente pesquisa foi realizada no período de março a maio de 2008. A população de estudo foi composta por alunos de dois cursos de graduação (Ciências Biológicas e de Fonoaudiologia). Foram escolhidos, aleatoriamente, alunos de cada turma, independente de sexo ou idade, compondo um total de 63 alunos. RESULTADOS: os dados obtidos mostraram que, independente da sua formação (se fonoaudiólogo ou não), todos consideraram que a comunicação não-verbal do professor é um importante fator na transmissão das mensagens. CONCLUSÃO: a pesquisa mostrou que os entrevistados avaliaram a comunicação não-verbal como importante para a efetividade da interação, podendo interferir no desempenho do docente em sala de aula.

Referência(s)
Altmetric
PlumX