
Análise comparativa de um documento de adequação curricular
2011; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.21723/riaee.v5i2.3482
ISSN2446-8606
AutoresAna Lúcia Côrrea Varella, Laura Moreira Borelli, Lúcia Pereira Leite, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA partir dos ideários de educação inclusiva, buscam-se meios e instrumentais que possam oferecer condições diferenciadas para possibilitar o acesso aos mesmos direitos às pessoas com diferentes necessidades. Neste sentido, elaborou-se um documento individual de adequação curricular, que foi aplicado a professores de alunos com necessidades educacionais especiais, em particular alunos com deficiência ou forte indicativo, em diversas escolas do ensino público de uma cidade do oeste paulista. O trabalho aqui apresentado tem como objetivo apresentar uma análise comparativa da avaliação do documento de adequação curricular por dois diferentes grupos de professores, o primeiro (G-1) já teve contato com o instrumento, e o segundo (G-2) o desconhece. A metodologia utilizada foi a aplicação de questionário composto de 11 questões de múltipla escolha, das quais duas solicitavam justificativas. Observou-se que a avaliação do documento foi positiva para a maior parte dos participantes de G-1, e os participantes de G-2 apontam interesse em ter um instrumento que facilite a atividade do professor e a aprendizagem com esse alunado. Tais resultados indicam que o ACI pode ser útil enquanto um recurso didático capaz de orientar a prática pedagógica e para que alunos com deficiência acessem o currículo comum.
Referência(s)