
Crianças, cinema e televisão: experiência do filme e mediação educativa
2005; Grupo Comunicar Ediciones; Volume: 13; Issue: 25 Linguagem: Português
10.3916/25895
ISSN1988-3293
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho reflete sobre algumas possibilidades de consumo cultural a partir da experiencia de assistir filmes no cinema e na televisao. Considerando que a televisao e o meio pelo qual a maioria das criancas brasileiras tem acesso aos filmes exibidos no cinema, saber como elas se relacionam com tais filmes na televisao pode ser importante para pensar possiveis mediacoes educativas na construcao de diversas competencias midiaticas e da experiencia da significacao. O objetivo e ampliar a compreensao sobre as formas com que as criancas se relacionam com os filmes, entender como suas emocoes sao mobilizadas, como as estrategias de construcao de sentidos produzem comportamentos, valores, sentimentos e conhecimentos. As diferentes formas de ver os filmes no cinema e na televisao, o que esses meios solicitam, a atencao ou distracao necessaria em relacao as imagens, o espaco em que esta interacao acontece e as possiveis mediacoes nestas formas de ver, encaminham para uma selecao que retira alguns elementos de tal experiencia e transforma em objetos para atos de fruicao, investigacao e pensamento. Para entender tais praticas a partir de diversos olhares, busco olhares dialogicos com estudiosos que teorizaram sobre os distanciamentos e as aproximacoes entre cinema e televisao. Tambem ouco as vozes das criancas de diferentes contextos socio-culturais a esse respeito para entao, imaginar como essa questao pode ser interpretada na «poesia» de algumas cancoes. A questao inicial se recoloca e a abertura de sentidos possiveis sugere a importância da mediacao educativa na construcao de uma pratica teorica, reflexiva e estetica que, considerando o pensamento poetico e contemporâneo dos artistas e das criancas, possa configurar uma pratica e um consumo cultural que seja tambem uma especie de poesia.
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