
Juventude, gerações e trabalho: ampliando o debate
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 19; Issue: 63 Linguagem: Português
10.1590/s1984-92302012000400010
ISSN1984-9230
Autores Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
Resumopesar do interesse em compreender a questao das geracoes nao ser uma novi-dade - o estudo de Manheim (1993 [1928]) pode ser apontando como um marco importante desse debate -, na ultima decada, proliferaram estudos, predominan-temente norte-americanos, buscando compreender as expectativas dos jovens contemporâneos, notadamente no que tange a sua insercao no mercado de trabalho. A literatura academica no campo da Administracao e, principalmente, a midia de negocios tem produzido descricoes da geracao que mais recentemente ingressou no mercado de trabalho, os individuos nascidos entre 1980 e 2001, a denominada Geracao Y (ALSOP, 2008). Em tais trabalhos, os integrantes dessa Geracao sao caracterizados como hedonistas, individualistas, ansiosos, capazes de lidar com tecnologia digital e com uma quantidade grande de informacao. No campo pro fi ssional, sao descritos como individuos que esperam ter o reconhecimento de seus pares e superiores, anseiam por rapida ascensao na carreira, alem de desejarem ter autonomia e fl exibilidade no trabalho. Tambem sao vistos como menos leais as organizacoes do que seus ante-cessores (TULGAN, 2009; EISNER, 2005; ALSOP, 2008; ERICKSON, 2008; LIPKIN; PERRYMORE, 2010; TAPSCOTT, 2010). No Brasil, na area de Administracao, o interesse em melhor compreender a denominada Geracao Y e mais recente. Estudos buscando retratar a referida geracao comecaram a surgir no inicio de decada passada (COIMBRA, 2001) e a se avolumar nos ultimos anos (VELOSO; DUTRA; NAKATA, 2008; VASCONCELOS
Referência(s)