
A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação?
2002; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 23; Issue: 81 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302002008100016
ISSN1678-4626
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo** ao e novidade para ninguem que a ciencia transformou-se rapidamente em forca produtiva no contexto da producao capitalista, principalmente a partir da segunda metade do seculo XIX, situacao que se intensificou no decorrer do seculo XX e que, ao final deste, atinge um plano elevado e complexo, de tal forma que, hoje, com a automacao e a utilizacao crescente da informatica, o conhecimento tornou-se materia vital para o processo de acumulacao capitalista. Isto traz consequencias importantes nao apenas para a producao em si, mas para toda a organizacao social. O interesse crescente do capital pelo conhecimento produzido e pela producao cientifica o faz investir cada vez mais em setores que antes lhe eram perifericos, como o da educacao, nao apenas porque ela propria tende a se transformar em mercadoria, mas tambem porque a competicao exige a producao de conhecimento cientifico cada vez mais sofisticado, alem de que a introducao de inovacoes tecnologicas na base fisica, tanto quanto na organizacao das empresas, acaba criando novas demandas em relacao aos trabalhadores. O conhecimento em geral e o cientifico em particular tornam-se alvo de disputas acirradas e de investimentos vultuosos, bem como de investidas ideologicas que pretendem transforma-los na chave de sucessos pessoais e empresariais. No campo da ciencia, as relacoes entre o Estado e o setor privado sao marcadas ora pela luta com vistas a propriedade intelectual do
Referência(s)