Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Domingo (nada) Legal: mapeamento do sensacionalismo em programas de auditório

2009; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35361

ISSN

1982-1689

Autores

Luara Krasnievicz, Pricila Aparecida Aita, Caroline Casali,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Muito se fala sobre o sensacionalismo na televisão brasileira, porém pouco se sabe sobre a caracterização desse sensacionalismo na telinha. Este artigo apresenta um mapeamento das estratégias discursivas usadas no programa Domingo Legal, buscando analisar em que medida essas estratégias caracterizam o discurso do programa como sensacionalista. A partir da investigação empreendida, evidencia-se a forma como o programa utiliza-se de situações rotineiras e pessoas comuns para criar verdadeiros espetáculos midiáticos, visando conquistar – e manter – seus telespectadores

Referência(s)
Altmetric
PlumX