Uma Análise Crítica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital
2013; MADE - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2237-5139
AutoresViviane Franco de Augustinis, Alessandra de Sá Mello da Costa, Denise Franca Barros,
Tópico(s)Microfinance and Financial Inclusion
ResumoEste artigo tem, por objetivo, analisar os discursos sobre educacao financeira: (a) do governo brasileiro, por meio da sua Estrategia Nacional de Educacao Financeira; (b) da empresa Mastercard, por meio do seu programa ‘Consumo Inteligente, Consumidor Consciente’; e (c) da Organizacao para Cooperacao Economica e Desenvolvimento (OCDE) por meio do projeto International Finantial Gateway. A metodologia utilizada para a analise dos dados coletados foi analise de discurso, o que tornou possivel o agrupamento dos objetos discursivos identificados em tres categorias. A primeira, “Alinhando discursos”, reune objetos discursivos que identificam a existencia de um movimento global, ideal e exemplar de educacao financeira. A segunda, “Principios de Educacao Financeira”, identificam principios e recomendacoes referentes aos programas de educacao financeira. A terceira, “Praticas de Educacao Financeira”, identificam as praticas tanto atuais e ideais dos programas de educacao financeira. Como resultado, percebe-se a existencia de significativas convergencias nos discursos, como a padronizacao de principios, de temas e de praticas de educacao financeira; a atual complexidade dos mercados financeiros e a transferencia de responsabilidade pela gestao dos recursos financeiros para os individuos. Estas convergencias permitem inferir que o elemento comum entre as organizacoes pesquisadas, no que diz respeito a educacao financeira, seja a logica liberal do livre mercado.
Referência(s)