Artigo Revisado por pares

Uma Análise Crítica do Discurso de Educação Financeira: por uma Educação para Além do Capital

2013; MADE - Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2237-5139

Autores

Viviane Franco de Augustinis, Alessandra de Sá Mello da Costa, Denise Franca Barros,

Tópico(s)

Microfinance and Financial Inclusion

Resumo

Este artigo tem, por objetivo, analisar os discursos sobre educacao financeira: (a) do governo brasileiro, por meio da sua Estrategia Nacional de Educacao Financeira; (b) da empresa Mastercard, por meio do seu programa ‘Consumo Inteligente, Consumidor Consciente’; e (c) da Organizacao para Cooperacao Economica e Desenvolvimento (OCDE) por meio do projeto International Finantial Gateway. A metodologia utilizada para a analise dos dados coletados foi analise de discurso, o que tornou possivel o agrupamento dos objetos discursivos identificados em tres categorias. A primeira, “Alinhando discursos”, reune objetos discursivos que identificam a existencia de um movimento global, ideal e exemplar de educacao financeira. A segunda, “Principios de Educacao Financeira”, identificam principios e recomendacoes referentes aos programas de educacao financeira. A terceira, “Praticas de Educacao Financeira”, identificam as praticas tanto atuais e ideais dos programas de educacao financeira. Como resultado, percebe-se a existencia de significativas convergencias nos discursos, como a padronizacao de principios, de temas e de praticas de educacao financeira; a atual complexidade dos mercados financeiros e a transferencia de responsabilidade pela gestao dos recursos financeiros para os individuos. Estas convergencias permitem inferir que o elemento comum entre as organizacoes pesquisadas, no que diz respeito a educacao financeira, seja a logica liberal do livre mercado.

Referência(s)