Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A construção de um modelo sobre a retenção de clientes e seus antecedentes em um ambiente de serviços

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-23112012000200006

ISSN

1980-4164

Autores

Gabriel Sperandio Milan, Deonir De Toni,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este trabalho aborda a estratégia da retenção de clientes por meio da prática do marketing de relacionamento no ambiente de serviços. É proposto um Modelo Teórico, com suas respectivas hipóteses, no qual os construtos Satisfação de Clientes, Valor, Reputação do Provedor de Serviços e Confiança são considerados antecedentes da Retenção de Clientes. A análise central dos dados foi implementada por técnicas de estatística multivariada e pela Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados indicam que o Modelo Teórico Reespecificado apresenta o melhor ajuste em relação Modelo Teórico inicial, embora precise de um maior amadurecimento teórico e empírico, até pelo ineditismo do modelo integrado. O trabalho propicia evidências relevantes, comprovando que o valor percebido pelos clientes é um construto antecedente da confiança depositada no provedor de serviços, relação esta mediada pela reputação do provedor de serviços; que a reputação do provedor de serviços é importante no contexto relacional em estudo; e que a retenção de clientes é positivamente influenciada pela confiança depositada no provedor de serviços.

Referência(s)