
Diálogo em Preto e Branco: A Experiência Moderna na Fotografia Brasileira
2012; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português
ISSN
2447-6978
AutoresMarcelo Eduardo Leite, Carla Adelina Craveiro Silva,
Tópico(s)Photography and Visual Culture
ResumoNo inicio do seculo XX, o campo das artes vive uma saudavel reconfiguracao e, nas artes brasileiras, a Semana de Arte Moderna, em 1922, evidencia a necessidade de absorcao de novos valores esteticos, porem estas reformulacoes deveriam torna-las autenticamente nacionais. A fotografia nao fez parte da semana, e, sua ausencia e um indicativo de certo distanciamento que ela teve durante sua evolucao dentro do campo das artes. Mais tarde, porem, com o advento dos fotoclubes, ela pode se inserir em tal contexto, conectando-se com a ideia de modernidade. Este artigo pretende apresentar os primeiros passos daquilo que podemos chamar de fotografia moderna, e para tanto, apresentaremos dois dos seus principais nomes, Thomaz Farkas e Jose Oiticica Filho.
Referência(s)