Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Diálogo em Preto e Branco: A Experiência Moderna na Fotografia Brasileira

2012; Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas; Volume: 14; Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

2447-6978

Autores

Marcelo Eduardo Leite, Carla Adelina Craveiro Silva,

Tópico(s)

Photography and Visual Culture

Resumo

No inicio do seculo XX, o campo das artes vive uma saudavel reconfiguracao e, nas artes brasileiras, a Semana de Arte Moderna, em 1922, evidencia a necessidade de absorcao de novos valores esteticos, porem estas reformulacoes deveriam torna-las autenticamente nacionais. A fotografia nao fez parte da semana, e, sua ausencia e um indicativo de certo distanciamento que ela teve durante sua evolucao dentro do campo das artes. Mais tarde, porem, com o advento dos fotoclubes, ela pode se inserir em tal contexto, conectando-se com a ideia de modernidade. Este artigo pretende apresentar os primeiros passos daquilo que podemos chamar de fotografia moderna, e para tanto, apresentaremos dois dos seus principais nomes, Thomaz Farkas e Jose Oiticica Filho.

Referência(s)