Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos

2006; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 40; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0034-76122006000600010

ISSN

1982-3134

Autores

Onésimo de Oliveira Cardoso,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvida, tem despertado o desenvolvimento de diferentes enfoques conceituais e teóricos. Todavia, a não-aplicabilidade de processos comunicativos relevantes no ambiente das organizações, principalmente em situações complexas, leva-nos a refletir sobre um novo conceito de comunicação organizacional. Neste artigo, analisamos fundamentos teóricos da comunicação de Habermas e de Cohn e, principalmente, algumas contribuições do teórico da complexidade, Dominique Genelot, para o embasamento da comunicação organizacional como um elemento estratégico na realização dos objetivos e da intencionalidade das organizações, na tentativa de superar os limites dos enfoques reducionistas do conceito tradicional de comunicação empresarial, influenciado principalmente pela visão instrumental da comunicação sustentada pela teoria da informação e pelos corpora teóricos que se inspiraram em tal conceito e que com base nele se desenvolveram.

Referência(s)