Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação Docente e a Nova Visão da Avaliação Educacional

2008; Fundação Carlos Chagas; Volume: 19; Issue: 39 Linguagem: Português

10.18222/eae193920082472

ISSN

1984-932X

Autores

Ana Maria Porto Castanheira, Mary Rosane Ceroni,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<span style="font-family: TTE16A1130t00; font-size: xx-small;"><span style="font-family: TTE16A1130t00; font-size: xx-small;"><p>Baseando-se na importância dos processos de avaliação educacional como caminho</p> <p>fundamental para instituir medidas que melhorem o ensino, e levando em conta a atual</p> <p>relevância da auto-avaliação como processo formativo que conduz ao auto-conhecimento e</p> <p>a uma gestão partilhada com a comunidade acadêmica, desenvolve-se a presente discussão</p> <p>sobre a inserção do novo papel do avaliador, bem como seu mérito como agente de</p> <p>mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo fundamenta-se</p> <p>em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e na reflexão sobre o que é considerado</p> <p>importante na implantação de processos avaliativos, das atividades que contribuem para a</p> <p>formação do docente de ensino superior, assim como a discussão de uma metodologia para</p> <p>a obtenção de dados e sua análise, visando a tomada correta de decisão. A questão central é</p> <p>o que se espera do avaliador sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que</p> <p>ponto sua participação poderá impactar na tomada de decisão de cada instituição.</p></span></span>

Referência(s)