
Articulação de redes sociais por empreendedores na formação do capital social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v21i1p165-189
ISSN1984-4867
AutoresNorma Pimenta Cirilo Ducci, Rivanda Meira Teixeira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNa criação de novos negócios os empreendedores tendem a mobilizar sua rede social para obter informações para acessar recursos e transformar visões e planos de negócios em realidade (BIRLEY, 1985). Se a rede social dos empreendedores, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos seus objetivos, estas redes são seu capital social. (BURT, 1992; PUTNAM, 1995). Este estudo tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na formação do seu capital social, nas fases de criação e de desenvolvimento de um negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de caso único em uma empresa do setor turístico localizada na região norte pioneiro do Paraná. As evidencias foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com os empreendedores além de observação simples e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios; na criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiu acesso aos diferentes recursos que contribuíram para a formação do seu capital social.
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