Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Invertendo o caminho tradicional do atendimento psicológico numa clínica-escola brasileira

2000; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2000000100008

ISSN

1678-4669

Autores

Edwiges Ferreira de Mattos Silvares,

Tópico(s)

Attachment and Relationship Dynamics

Resumo

Uma proposta de atendimento psicológico comportamental, invertendo-se o fluxo do cliente até à clínica-escola (em vez de este ir até ela, esta é que vai até ele), foi testada. Trinta clientes, antes e depois da intervenção, foram avaliados por meio de: (a) CBCLs, (b) TRFs, (c) DOFs e (d) índices de atenção à tarefa e interação com o professor, obtidos em vídeos das crianças em atividades acadêmicas numa sucursal da clínica-escola (uma escola pública, assim chamada por permitir os programas preventivos desta). No ver dos professores e observadores, as crianças do grupo de intervenção (n=10), do ponto de vista estatístico (p£.05), diferem significativamente das de espera (n=20), quanto ao aumento de competência social, diminuição do distúrbio total, maior tempo de atenção à tarefa e de interação com o professor, o que mostrou ser a proposta exeqüível. Mais elementos devem ser incorporados à proposta objetivando-se o envolvimento familiar e a prevenção do mau desempenho acadêmico das crianças encaminhadas.

Referência(s)