Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Responsabilidade social corporativa: por uma boa causa!?

2004; SciELO; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1676-56482004000200007

ISSN

1676-5648

Autores

Gianna Maria de Paula Soares,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A responsabilidade social corporativa é um tema que vem atraindo a atenção da sociedade. Neste movimento, as organizações se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação às injustiças sociais e à degradação da natureza. Por outro lado, estudos apontam no sentido de que a leitura atenta dos discursos organizacionais revela palavras sequer pronunciadas e de que existem contradições entre o que os membros das organizações assumem como sendo ética, moral e democracia e o que efetivamente é praticado no ambiente organizacional. Partindo desses estudos, o presente ensaio pretende revelar a outra face da responsabilidade social corporativa. Desta forma, três tipos de discurso são identificados, quais sejam, o explicitado, o pronunciado reservadamente e o não-dito. Uma análise crítica do discurso não-dito revela o que se esconde por trás das ações preconizadas pela responsabilidade social corporativa bem como as contradições inerentes a essas práticas.

Referência(s)