Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Orientação empreendedora e competências de marketing no desempenho organizacional: um estudo em empresas de base tecnológica

2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 36 Linguagem: Português

10.1590/s1984-92302006000100010

ISSN

1984-9230

Autores

Sérgio Carvalho Benício de Mello, Fernando Gomes de Paiva Júnior, Arcanjo Ferreira de Souza Neto, Luiz Henrique Olsen Lubi,

Tópico(s)

Innovation and Knowledge Management

Resumo

Arelação entre orientação empreendedora, competências diferenciadas de marketing e desempenho organizacional é aqui analisada tendo como objeto as empresas que atuam no setor de base tecnológica da Região Metropolitana do Recife (RMR), cenário reconhecido pela geração de empreendimentos de serviços com tecnologias avançadas. Foi realizado um levantamento exploratório dentre 59 empresas, classificadas por porte e maturidade. Uma forte orientação empreendedora e a maturidade dessas empresas estão positivamente associadas a índices superiores de inovação, proatividade e assunção de risco, além de implicarem em elevados níveis de competência em marketing. Esses fatores revelam-se produtores de incremento de desempenho organizacional. Recomenda-se o desenvolvimento de programas de incentivo e de capacitação que auxiliem a potencializar, de forma diferenciada, as expertises peculiares à vocação e aos interesses estratégicos dos dirigentes, e a aperfeiçoar a maturidade empreendedora vigente em empresas que atuam em setores de alta tecnologia.

Referência(s)