
Atração e desligamento voluntário de jovens empregados: um estudo de caso no setor jornalístico
2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português
10.5700/rausp1179
ISSN1984-6142
AutoresLúcia Barbosa de Oliveira, Shanna Rúbia Faria Silva Honório,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste estudo de caso de natureza exploratoria, desenvolvido em uma grande empresa do setor jornalistico, o objetivo foi analisar fatores de atracao e perda de jovens que voluntariamente optaram por deixar a organizacao. A fundamentacao teorica para a pesquisa foi construida a partir dos seguintes pilares: aspiracoes de trabalho e carreira da chamada geracao Y, fatores de atracao e retencao e cultura organizacional, tendo em vista a identificacao da necessidade de adaptacao da cultura da empresa aos novos desafios estrategicos e competitivos que vem enfrentando. O levantamento de dados foi feito por meio de 17 entrevistas em profundidade com jovens da geracao Y que pediram demissao apos pelo menos um ano de estagio e/ou trabalho na empresa. Como principais fatores de atracao, destacaram-se a imagem e a reputacao do principal jornal da empresa, que muito contribui para a construcao de sua marca empregadora. Por outro lado, alguns tracos da cultura organizacional apresentaram contraste com aspectos valorizados pelos participantes, indicando incongruencia de valores, que pode estar levando a organizacao a perder jovens talentos, considerados importantes ante a necessidade de renovar seu quadro funcional e sua cultura. Com relacao as motivacoes pessoais para deixar a empresa, foram identificados tres grupos de jovens – idealistas, carreiristas e imediatistas –, orientados por anseios e perspectivas profissionais distintos.
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