Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atração e desligamento voluntário de jovens empregados: um estudo de caso no setor jornalístico

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.5700/rausp1179

ISSN

1984-6142

Autores

Lúcia Barbosa de Oliveira, Shanna Rúbia Faria Silva Honório,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Neste estudo de caso de natureza exploratoria, desenvolvido em uma grande empresa do setor jornalistico, o objetivo foi analisar fatores de atracao e perda de jovens que voluntariamente optaram por deixar a organizacao. A fundamentacao teorica para a pesquisa foi construida a partir dos seguintes pilares: aspiracoes de trabalho e carreira da chamada geracao Y, fatores de atracao e retencao e cultura organizacional, tendo em vista a identificacao da necessidade de adaptacao da cultura da empresa aos novos desafios estrategicos e competitivos que vem enfrentando. O levantamento de dados foi feito por meio de 17 entrevistas em profundidade com jovens da geracao Y que pediram demissao apos pelo menos um ano de estagio e/ou trabalho na empresa. Como principais fatores de atracao, destacaram-se a imagem e a reputacao do principal jornal da empresa, que muito contribui para a construcao de sua marca empregadora. Por outro lado, alguns tracos da cultura organizacional apresentaram contraste com aspectos valorizados pelos participantes, indicando incongruencia de valores, que pode estar levando a organizacao a perder jovens talentos, considerados importantes ante a necessidade de renovar seu quadro funcional e sua cultura. Com relacao as motivacoes pessoais para deixar a empresa, foram identificados tres grupos de jovens – idealistas, carreiristas e imediatistas –, orientados por anseios e perspectivas profissionais distintos.

Referência(s)