Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras

2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 84 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362014000300005

ISSN

1809-4465

Autores

Maria Teresa Gonzaga Alves, José Francisco Soares, Flávia Pereira Xavier,

Tópico(s)

School Choice and Performance

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia e os resultados do desenvolvimento de um índice de nível socioeconômico das escolas de educação básica do Brasil. Os dados provêm dos questionários contextuais aos quais os alunos respondam nas avaliações educacionais feitas pelo governo federal nesse nível de ensino. Foram consideradas as respostas válidas de 20.806.062 alunos em 21 bases de dados. Para estimar o índice, itens relacionados às dimensões escolaridade e ocupação dos pais do aluno e a renda familiar foram agregados, empregando-se um modelo da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados foram validados mostrando-se fidedignos. Correlações com outros índices semelhantes são positivas e altas. A correlação com a renda per capita dos municípios revela que a realidade nacional vista por um indicador econômico e um indicador obtido pelas respostas a um questionário é, no nível macro, a mesma. A avaliação de especialistas em diferentes localidades do país coincide com a retratada pelo indicador.

Referência(s)