Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal
2007; Fundação Carlos Chagas; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português
10.18222/eae183620072099
ISSN1984-932X
AutoresBenigna Maria de Freitas Villas Boas,
Tópico(s)Business and Management Studies
Resumo<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">O texto apresenta resultados de uma pesquisa sobre as práticas avaliativas no Bloco Inicial de Alfabetização - BIA no Distrito Federal (DF). Esse bloco foi implantado em 2005 em 52 escolas de Ceilândia, cidade do DF. As informações foram coletadas por meio de: entrevistas com coordenadoras pedagógicas que atuam na Secretaria de Estado de Educação do DF e na Diretoria Regional de Ensino de Ceilândia; análise do documento orientador do BIA; análise de 33 projetos interventivos de escolas de Ceilândia e de informações obtidas por questionário respondido por professores. O texto compõe-se de análise do pioneirismo do DF na implantação de fases e etapas, no início da década de 60; do trabalho coletivo dos professores e do projeto interventivo, aspectos destacados no documento orientador do BIA; e dos aspectos relacionados à avaliação, apontados pelo documento orientador. Conclui-se com a apresentação de desafios para a avaliação, impostos pela implantação de bloco de alfabetização.</span>
Referência(s)