Artigo Acesso aberto

Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior

2013; University of Minho; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21814/rpe.2986

ISSN

2183-0452

Autores

Ana Vaz Ferreira, Fernanda Delgado, Paulo Afonso, Alexandra Cruchinho, Paula Pereira, Paula Sapeta, George Ramos,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares ecursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.Palavras-chaveConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo

Referência(s)