Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior
2013; University of Minho; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21814/rpe.2986
ISSN2183-0452
AutoresAna Vaz Ferreira, Fernanda Delgado, Paulo Afonso, Alexandra Cruchinho, Paula Pereira, Paula Sapeta, George Ramos,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoA implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares ecursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no Ensino Superior. Em 2010, foi delineado o Projeto "Construção da Aprendizagem" (ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do Processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.Palavras-chaveConstAp; ECTS; Ensino-aprendizagem; Trabalho autónomo
Referência(s)