Políticas de formação de professores: formação inicial
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português
10.26514/inter.v4i11.526
ISSN2177-7691
AutoresJacira Helena do Valle Pereira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNeste ensaio discutimos as politicas de formacao inicial de professores no contexto atual, em especial os rebatimentos destas em Mato Grosso do Sul. Apresentamos dados das licenciaturas no referido Estado, obtidos no Cadastro da Educacao Superior (e-mec) e analisamos a expansao quantitativa do ensino superior, bem como trazemos a prevalencia do ensino privado sobre o publico, caracteristica da realidade do territorio nacional. As licenciaturas sao cursos menos onerosos, que em geral podem ser oferecidos em periodo noturno, facultando ao estudante trabalhar e estudar. Para destacar a materialidade das politicas de formacao inicial, discutimos algumas questoes pertinentes a formacao de professores e nos aproximamos da realidade de uma instituicao de ensino superior publica de Mato Grosso do Sul. Por ultimo, trazemos a tona alguns desafios para docentes e discentes em cursos de formacao inicial de professores, visto que demanda cada vez mais a qualificacao positiva de professores para atuacao na educacao basica do pais. Palavras-chave: formacao inicial. Licenciaturas. politicas.
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