Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Nação, região, sertão e a invenção dos brasis: chaves de leitura para a história da educação

2013; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 18; Issue: 53 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782013000200007

ISSN

1809-449X

Autores

Rúbia-Mar Nunes Pinto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Voltando-se para a invenção discursiva do Brasil, o artigo aborda a interpretação do país como nação cindida por uma dualidade e alinha representações do sertão no pensamento social brasileiro como chaves de leitura possíveis para pesquisar a história da educação nacional. Na expectativa de dar a ver um momento ímpar dos efeitos da interpretação dualística do Brasil na construção do estado de Goiás como região moderna e integrada à nação, o texto apresenta também aspectos dos preparativos para a realização do VIII Congresso Brasileiro de Educação (1942) em Goiânia/Goiás. A referência teórica advém de estudos empenhados em compreender a construção da interpretação do Brasil como cisão e a refazer os sertões imaginados por certa elite intelectual brasileira.

Referência(s)