IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA ATACADO JLA LTDA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DO OESTE – SC, ITAPIRANGA, SC
2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-2476
AutoresJoel Fernando Follmann, Claudio José Hofer, Ana Paula Matte,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEm um mercado cada vez mais competitivo e exigente, a busca das empresas em oferecer os melhores produtos ou servicos a precos razoaveis e obter uma margem de ganho desejavel vem se tornando uma missao muito dificil. Neste contexto, o seguinte trabalho buscou analisar os custos e despesas que ocorrem na empresa atacadista Atacado JLA LTDA do municipio de Sao Joao do Oeste, Santa Catarina, a fim de determinar um markup para formacao de precos de venda da empresa. Buscando alcancar os objetivos do trabalho, utilizou-se de metodologia teorico-empirica, exploratoria, com abordagem qualitativa, sendo o procedimento utilizado estudo de caso. A populacao e amostra da pesquisa compreendem uma empresa do ramo atacadista do municipio de Sao Joao do Oeste, SC. A empresa optante do regime de tributacao de Lucro Presumido. A coleta de dados foi realizada a partir de documentos contabeis, de informacoes coletadas nas areas de gestao da informacao e por meio de observacoes e entrevista realizada junto ao gestor da empresa. Os dados foram coletados nos meses de julho, agosto e setembro de 2013, sendo que as despesas foram classificadas como despesas operacionais, despesas com vendas e logistica e despesas financeiras. Apos este levantamento de dados, foi elaborado o mark-up para formacao de preco de venda, foram formados quatro grupos organizados de acordo com a tributacao que incide sobre os mesmos. Dessa forma, o estudo conseguiu fazer a classificacao das despesas da empresa, analise e comparacao da formacao do preco de venda, atendendo os objetivos tracados. Palavras-chave: Preco de venda. Despesas. Mark-up
Referência(s)