Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quando a sociedade de consumidores vai à escola: um ensaio sobre a condição juvenil no Ensino Médio

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 44 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40602012000200012

ISSN

1984-0411

Autores

Adriano Machado Oliveira, Elisete Medianeira Tomazetti,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a incidência de uma cultura de consumo de mercadorias, tal como diagnosticada por diversos autores, nas construções de sentido de jovens e adolescentes do Ensino Médio. Tomando-se como marco teórico as perspectivas da filósofa Hannah Arendt, do sociólogo Zygmunt Bauman e do psicanalista Jurandir Freire Costa, os autores buscaram tecer análises e interpretações que, coadunadas com um olhar educacional do contexto escolar contemporâneo, colaboram para a compreensão do desinteresse juvenil nas atividades de sala de aula. Em particular, a partir de elementos comportamentais presentes em uma sociedade de consumidores, são esboçados cenários presentes na crise do Ensino Médio brasileiro frente a jovens e adolescentes. O estudo conclui que, dadas as atuais demandas comportamentais presentes em uma cultura organizada em torno do consumo, a condição juvenil presentificada nas escolas tem se mostrado resistente a construções de sentido que vejam o aprendizado no ensino médio inserido em um projeto de longo prazo. Como resultado se têm, então, adesões distanciadas e o predomínio de uma cultura da diversão nos espaços escolares.

Referência(s)