Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Folksonomia: a linguagem das tags

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 18; Issue: 36 Linguagem: Português

10.5007/1518-2924.2013v18n36p85

ISSN

1518-2924

Autores

Juliana de Assis, María Aparecida Moura,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

A radicalização do potencial colaborativo da web atual aponta uma tendência de personalização da recuperação da informação através de ferramentas que exploram a linguagem natural na representação e no compartilhamento de conteúdos ao longo das redes sociais. Tal configuração sócio-técnica traz desafios aos profissionais da informação tanto para a descrição e compreensão dos fenômenos informacionais que ocorrem neste âmbito, quanto para a elaboração de produtos e serviços voltados para um usuário que se apresenta cada vez mais como sujeito informacional ao assumir um papel ativo diante da complexidade que caracteriza a organização da informação em contextos digitais. Este artigo apresenta conclusões de pesquisa, relacionadas às analises da linguagem utilizada em três ambientes colaborativos que utilizam a folksonomia (Social Tagging Systems). A partir de uma perspectiva fundamentada na Semiótica e na Análise de Redes Sociais, são identificadas e descritas as principais manifestações da linguagem gerada e compartilhada pelas redes sociais através destes ambientes.

Referência(s)