
"Ruim é copiar, é escrever": a escola para as crianças assentadas
2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português
10.11606/issn.1980-7686.v4i8p69-92
ISSN1980-7686
AutoresGiana Amaral Yamin, Roseli Rodrigues de Mello,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo analisa os sentidos atribuídos à escola por crianças que estudam no Assentamento Nova Alvorada do Sul, em Mato Grosso do Sul (Brasil). A pesquisa - desenvolvida por meio da observação participante, da realização de entrevistas e da coleta de histórias de vida, revela como as dificuldades para concluir o processo de alfabetização e as condições objetivas delineiam (re)construções das expectativas escolares e da permanência dos meninos e das meninas assentados/as nos estudos. Finalizando, o texto apresenta reflexões que favorecem a discussão de uma proposta pedagógica para os espaços educacionais do campo e da cidade.
Referência(s)