Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Ruim é copiar, é escrever": a escola para as crianças assentadas

2010; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 8 Linguagem: Português

10.11606/issn.1980-7686.v4i8p69-92

ISSN

1980-7686

Autores

Giana Amaral Yamin, Roseli Rodrigues de Mello,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo analisa os sentidos atribuídos à escola por crianças que estudam no Assentamento Nova Alvorada do Sul, em Mato Grosso do Sul (Brasil). A pesquisa - desenvolvida por meio da observação participante, da realização de entrevistas e da coleta de histórias de vida, revela como as dificuldades para concluir o processo de alfabetização e as condições objetivas delineiam (re)construções das expectativas escolares e da permanência dos meninos e das meninas assentados/as nos estudos. Finalizando, o texto apresenta reflexões que favorecem a discussão de uma proposta pedagógica para os espaços educacionais do campo e da cidade.

Referência(s)