Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação de programas preventivos: relato de experiência

2007; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722007000300022

ISSN

1807-0329

Autores

Suzane Schmidlin Löhr, Ana Carina Stelko‐Pereira, André Luiz Monezi Andrade, Luziane de Fátima Kirchner,

Tópico(s)

Poverty, Education, and Child Welfare

Resumo

A análise criteriosa de um projeto permite refiná-lo identificando seus aspectos dificultadores e facilitando a inclusão de estratégias efetivas para correção dos problemas. Alguns autores sugerem que a avaliação de programas preventivos seja feita considerando-se as etapas: análise do problema, delineamento do programa, realização de teste-piloto, realização de teste avançado, disseminação ou ampliação para outros contextos. O presente artigo, observando as referidas etapas, procurou avaliar um projeto preventivo que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças de 6 a 8 anos. Constatou-se que o projeto analisado tem vários aspectos positivos: promove mudanças sutis no comportamento das crianças e sensibiliza os pais para que estimulem condutas pró-sociais. Por outro lado, permitiu detectar que a não-utilização de uma estratégia efetiva de recrutamento e retenção dos participantes pode comprometer a transformação deste projeto em um programa.

Referência(s)