
Gestão participativa no SUS e a integração ensino, serviço e comunidade: a experiência da Liga de Saúde da Família, Fortaleza, CE
2012; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 21; Issue: suppl 1 Linguagem: Português
10.1590/s0104-12902012000500007
ISSN1984-0470
AutoresIvana Cristina de Holanda Cunha Barreto, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Ana Ester Maria Melo Moreira, Márcia Maria Tavares Machado, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Lúcia Conde de Oliveira, Walda Viana Brígido de Moura, Cezar Wagner de Lima Góis, Caio Garcia Correia Sá Cavalcanti, Maria Marlene Marques Ávila, Maria Fátima Maciel Araújo, Lucilane Maria Sales da Silva, Maria Graça Barbosa Peixoto, Carlos André Moura Arruda, André Luís Façanha da Silva, Herley Medeiros Lins,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoFruto da experiência de duas universidades públicas e uma privada, o Projeto de Extensão Liga Saúde da Família (LSF) constitui-se numa estratégia de gestão participativa no campo da formação de profissionais da área da saúde, com base nos conceitos de educação permanente em saúde, educação popular em saúde, equipe multiprofissional e interdisciplinar, atenção primária à saúde, promoção da saúde, estratégia saúde da família, metodologias participativas de pesquisa e atuação inserida no território vivo. Este relato apresenta a experiência da integração ensino-serviço-comunidade por meio do Projeto de Extensão Liga Saúde da Família, no contexto do Sistema Municipal de Saúde Escola (SMSE), em Fortaleza-Ceará, que dialoga com a gestão participativa no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta proposta do LSF foi implantada no SMSE a partir de uma ação apoiada pelo sistema de saúde de Fortaleza que visa potencializar os espaços de co-gestão docente-assistencial, por meio da proposta do método da roda e da tenda invertida. O protagonismo dos integrantes e da comunidade na construção das atividades do projeto e a ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e do trabalho em saúde estão entre os maiores avanços surgidos dessa experiência. Esse projeto permitiu a integração ensino - serviço - comunidade, atendendo a uma perspectiva de gestão participativa e dialógica.
Referência(s)