Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Acampamento educacional para crianças asmáticas

2008; Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; Volume: 34; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s1806-37132008000400002

ISSN

1806-3756

Autores

Maria do Rosário da Silva Ramos Costa, Maria Alenita de Oliveira, Ilka Lopes Santoro, Yára Juliano, José Rosado Pinto, Ana Luísa Godoy Fernandes,

Tópico(s)

School Health and Nursing Education

Resumo

OBJETIVO: Avaliar o impacto de um programa de acampamento educacional para crianças asmáticas, com duração de cinco dias, em termos da melhora do nível de conhecimento sobre a asma e da melhora da destreza no uso de medicação inalatória e na execução de exercícios físicos. MÉTODOS: Diariamente, as crianças recebiam 20 min de educação interativa, a técnica do uso do inalador dosimetrado era revista, realizavam-se duas medidas de pico de fluxo, e as crianças realizavam atividades físicas que incluíam exercícios respiratórios e de relaxamento. Um questionário que avaliava o conhecimento das crianças sobre a asma, os desencadeadores da crise, a medicação, os conceitos errôneos e o uso de espaçadores foi aplicado antes e após a intervenção. O uso correto da medicação inalatória e os sintomas relacionados às atividades físicas também foram avaliados antes e após a intervenção. RESULTADOS: Um total de 37 crianças asmáticas, 15 meninas e 22 meninos (idade de 8 a 10 anos), foi avaliado. Desse total, 25% apresentaram melhora do nível de conhecimento específico sobre a asma, a qual foi demonstrada pelo maior número de acertos em três das doze questões analisadas (p < 0,05). Os escores de dispnéia relacionada à atividade física diminuíram significativamente após a intervenção (p < 0,05). A habilidade para usar corretamente a medicação inalatória foi significativamente maior após a intervenção (p < 0,05). CONCLUSÕES: O programa de acampamento educacional pode aumentar o conhecimento sobre questões específicas, encorajar a participação em atividades físicas e melhorar a habilidade das crianças no manejo da asma.

Referência(s)