Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Potenciais evocados auditivos de longa latência em escolares com transtornos específicos de aprendizagem

2014; Academia Brasileira de Audiologia; Volume: 19; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s2317-64312014000100004

ISSN

2317-6431

Autores

Simone Fiuza Regaçone, Ana Cláudia Bianco Gução, Célia Maria Giacheti, Ana Carla Leite Romero, Ana Cláudia Figueiredo Frizzo,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

Objetivo : Estudar os componentes dos potenciais evocados auditivos de longa latência e comparar os dados dos achados dessas medidas em escolares com e sem transtornos específicos de aprendizagem. Métodos : Trinta escolares, 15 com transtorno de aprendizagem (grupo pesquisa) e 15 típicos, sem problemas de aprendizagem (grupo controle), de ambos os gêneros, com idades variando de 7 a 14 anos e média de idade de 10 anos, foram submetidos à avaliação fonoaudiológica. Foi realizada avaliação audiológica para determinar a normalidade do sistema auditivo periférico, além de avaliação eletrofisiológica, por meio do exame de potencial evocado auditivo de longa latência. Resultados : Houve diferenças funcionais entre a população estudada. Foi observado aumento da latência dos componentes dos potenciais evocados auditivos de longa latência, no grupo pesquisa, quando comparado ao grupo controle. Os maiores valores de latência desses componentes foram verificados na orelha esquerda, quando estimulada, no grupo pesquisa. Conclusão : O estudo contribui para melhor compreensão do funcionamento da via auditiva em crianças com transtorno de aprendizagem e pode ser referência para outros estudos clínicos e experimentais, além de ampliar a definição de critérios diagnósticos nessa população.

Referência(s)