Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ambiente da escola - o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil

2003; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-294x2003000200013

ISSN

1678-4669

Autores

Gleice Azambuja Elali,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Em um momento sócio-histórico no qual ecologia, sustentabilidade e educação ambiental perderam o status de temas emergentes e palavras-de-ordem para se tornarem fatores essenciais à sobrevivência humana, é essencial investigar "o que nossas escolas ensinam em termos de relações pessoa-ambiente". Partindo dessa questão-geradora são abordados aspectos relativos à presença da natureza em estabelecimentos de ensino. Evitando discutir o conteúdo disciplinar ministrado pelos professores, optou-se por abordar tal tema avaliando o ambiente físico de estabelecimentos educativos, sua ocupação e a percepção dos usuários. A pesquisa, utilizando multi-métodos, envolveu vistoria técnica (levantamento e documentação arquitetônica), observação comportamental (traços e mapeamento), questionários, entrevistas e desenhos-temáticos. Como na primeira infância o contato com o ambiente é fundamental, optou-se por estudar escolas para educação infantil (até sete anos) em Natal-RN, tendo se evidenciado a dicotomia entre o discurso e a prática tanto na definição quanto no uso do ambiente escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX