
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
2005; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 9; Issue: 16 Linguagem: Português
10.1590/s1414-32832005000100007
ISSN1807-5762
AutoresAna Teresa de Abreu Ramos‐Cerqueira, Maria Cristina Pereira Lima, Albina Rodrigues Torres, José Roberto Tozoni Reis, Neusa Maria Vilela Fonseca,
Tópico(s)Psychodrama and Leishmaniasis Studies
ResumoO término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.
Referência(s)