Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis: uma abordagem da psicologia ambiental

2003; Springer Science+Business Media; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722003000100021

ISSN

1678-7153

Autores

Fabio Sager, Tânia Mara Sperb, Antônio Roazzi, Fernanda Martins Marques,

Tópico(s)

Spatial Cognition and Navigation

Resumo

O estudo dos aspectos físico-espaciais dos ambientes e suas relações com a subjetividade e o comportamento humanos têm sido cada vez mais investigados pela psicologia. Assim, este estudo investigou a relação entre os pátios de duas escolas infantis municipais de Porto Alegre e a interação de 50 crianças de 5 a 6 anos que frequentavam a escola. Estas foram observadas nos pátios das escolas, os quais apresentavam diferenças em termos de área, densidade de crianças e materiais. Foram observados os tipos de brincadeiras e brinquedos utilizados pelas crianças e os tipos de interações estabelecidos entre elas. Os resultados, provenientes de análises quantitativas, mostraram que as crianças estabeleceram mais interações associativas e paralelas no pátio grande e mais do tipo desocupada e solitária no pátio pequeno. Quanto ao tipo de brinquedo, no pátio grande a associação desse aspecto com os tipos de interação foi menor do que no pátio pequeno. Houve maior associação entre as interações e os tipos de brincadeiras no pátio pequeno. Concluiu-se que, com relação aos aspectos ambientais, o pátio grande favorece uma maior variação de interações.

Referência(s)