
Estudo exploratório sobre prescrição, orientação e avaliação de exercícios físicos em musculação
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 26 Linguagem: Português
10.5902/231654648008
ISSN2316-5464
Autores Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste estudo objetivou verificar o conhecimento dos profissionais de Educacao Fisica (EF) sobre as metodologias c treinamento empregadas na pratica da musculacao. Para tal foram entrevistados 18 profissionais de EF que atuavai em academias de ginastica no setor de musculacao na cidade de Santa Maria RS. Na entrevista foi abordado (1) c principais motivos pelos quais os clientes de academias realizavam programas de musculacao; (2) as principa qualidades fisicas estimuladas nos praticantes; (3) as metodologias utilizadas nos programas de musculacao e (4) i principais fontes de informacoes utilizadas pelos profissionais que atuavam na respectiva area. Os resultadc demonstraram, segundo os profissionais entrevistados, que (1) a maioria dos praticantes de musculacao procurai esta modalidade por fatores esteticos (90%), sendo “estetica” compreendida pelo sexo masculino como definicao aumento do volume muscular, ja para o feminino como emagrecimento e tonificacao muscular; (2) a principal qualidad fisica estimulada foi a forca dinâmica para os homens e resistencia muscular localizada para as mulheres; (3) a maiori dos profissionais nao souberam classificar as metodologias por eles empregadas de acordo coma nomenclatui especifica da area, no entanto, ao ser confrontado as respostas coma literatura foi observado que a maioria di metodologias direcionaram-se a carga fixa e poucas de pirâmide truncada; todos utilizaram-se do periodo de adaptaca e apenas tres profissionais empregaram testes como criterio de dosagem de cargas; (4) as principais fontes d informacao foram obtidas atraves de livros e cursos. Conclui-se, portanto que, a maioria dos profissionais apresentarai um conhecimento basico sobre as metodologias de treinamento empregadas na pratica da musculacao, havend porem dificuldades em classificar as metodologias de acordo coma nomenclatura especifica da area.
Referência(s)