Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EDUCAÇÃO FÍSICA, PEDAGOGIA CRÍTICA E IDEOLOGIA: GÊNESE E INTERPRETAÇÕES

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.49023

ISSN

1982-8918

Autores

Felipe Quintão de Almeida, Valter Bracht, Alexandre Fernández Vaz,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Descreve os contornos da produção crítica em Educação Física explicitamente influenciada, a partir dos anos 1980, pela pedagogia histórico-crítica. Reflete sobre os fundamentos da crítica ideológica em Educação Física, ocasião para dialogar com as interpretações que John Thompson e Paul Ricoeur fizeram desse conceito na tradição marxista. Em termos metodológicos, a análise toma como fonte os artigos da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da revista Movimento, da revista Motrivivência e da revista Pensar a Prática, publicados entre 1979 e 2010. Conclui com as dificuldades dessa compreensão da crítica ideológica em Educação Física, situando o leitor sobre a continuidade da investigação.

Referência(s)