Artigo Acesso aberto

Living as a Zombie in Media (is the Only Way to Survive)

2013; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-8160.v7i2p113-129

ISSN

1982-8160

Autores

Mark Deuze,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Nessa contribuição, argumenta-se que viver na, ao invés de com, mídia não apenas nos transforma em zumbis, mas que tal zumbificação nos oferece vantagens adaptativas para sobrevivência no século XXI. Como zumbis midiáticos, estamos mais bem equipados para abraçar o coletivismo ao invés do individualismo; ser anti-hierárquico ao invés de organizado verticalmente; e se engajar em nossos mundos mútuos (de mídia) com paixão e fervor sem necessariamente ter um plano ou objetivo específico em mente. No fim, o futuro da humanidade como zumbis midiáticos se resume à pergunta: se isso realmente é uma sociedade zumbi, o que seria o equivalente mediado de arrancar a cabeças das pessoas? A resposta pode ser encontrada em práticas como hacking, o conjunto de habilidades do fandom e a moralidade do coletivo.

Referência(s)