Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros

2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168

ISSN

2316-9125

Autores

Rafael Duarte Oliveira Venâncio,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme <em>blockbuster</em> (<em>Dias de Trovão,</em> 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (<em>Carros</em>, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.

Referência(s)