
O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros
2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168
ISSN2316-9125
AutoresRafael Duarte Oliveira Venâncio,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme <em>blockbuster</em> (<em>Dias de Trovão,</em> 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (<em>Carros</em>, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.
Referência(s)