
Radicalização da infância na segunda modernidade: Para uma Sociologia da Infância crítica
2008; Issue: 4 Linguagem: Português
10.4000/configuracoes.498
ISSN2182-7419
AutoresManuel Jacinto Sarmento, Rita de Cássia Marchi,
Tópico(s)Early Childhood Education and Development
ResumoO desenvolvimento da Sociologia da Infância confronta o trabalho teórico com as suas implicações sociais. Considerar as crianças em situação de marginalização e invisibilidade, face às políticas públicas e ao trabalho científico, pode permitir o desenvolvimento de uma perspectiva sociológica que assenta na problematização da normatividade constituída sobre a infância, a partir da modernidade ocidental e da ideologia da classe média. Neste artigo delineiam-se os fundamentos deste esforço, simultaneamente desconstrucionista e crítico, enunciando-se eixos de desenvolvimento de uma Sociologia da Infância crítica. Esta só pode constituir-se pela análise sócio-histórica da definição da infância moderna, pela caracterização da individualização e da globalização em que se exprime a modernidade e pelo trabalho empírico em torno das crianças que desafiam a norma ocidental da infância sem deixarem de afirmar, contra o discurso que as encobre, a radicalidade da sua condição de crianças.
Referência(s)