
MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO EMPÍRICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA DE CAMPO MOURÃO/PR
2008; Faculdade Integrado de Campo Mourão; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1980-0193
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO marketing de relacionamento esta focado principalmente em relacionamentos em longo prazo, e baseia-se em interacao, rede e relacionamentos (GUMMESSON, 1994). Para a construcao de tais relacionamentos e necessario existir confianca mutua e comprometimento (BALLANTYNE; CHRISTOPHER; PAYNE, 2003). O objetivo principal dessa pesquisa e de investigar como os relacionamentos sao desenvolvidos e vivenciados a luz da realidade das micro e pequenas empresas que exercem atividade de comercio varejista. Alem disso, pretendeu-se ainda verificar os problemas enfrentados nesses relacionamentos, e a importância dos colaboradores para a fidelizacao dos clientes, na opiniao dos proprietarios. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionario semi-estruturado, em quarenta e tres empresas que exercem a atividade de comercio varejista, e encontram-se localizadas na area central na cidade de Campo Mourao, no noroeste do Parana. Foi detectado, nessas empresas, que a construcao dos relacionamentos, esta vinculada aos esforcos direcionados ao atendimento ao publico. A questao da interdependencia organizacional se confirma no momento em que sao destacados os pontos considerados importantes para a formacao dos relacionamentos. O assunto abordado possui um vasto campo de estudos a ser investigado, e a pesquisa em questao sugere direcoes para investigacoes futuras. ABSTRACT The Relationship marketing is focused mainly at long term relation, and it is based on interaction, net and relationships (GUMMESSON, 1994). To build these relationships is necessary to have the loan confidence and compromising (BALLATYNE, 2003). The principal objective of this research is to investigate how the relationships are developed and lived according to the micro and small companies’ reality that practice activities from the retailer trade. Besides that, it was intended to verify some problems faced in these relations and the importance of coworkers to the client’s fidelity, in the owners’ opinion. The data collection was carried out by a semi structure questionnaire, in forty-three companies which practice the retailer trade activity, and it is localized in Campo Mourao downtown, in the northwest of Parana. It was discovered, in these companies, that the relationship construction is linked to the efforts conducted to the public calling. The organizational interdependence matter is confirmed at the moment that are overtopped the considered important topics to the relationship construction. This subject has a large area of study to be investigated, and the research suggest directions to future investigations.
Referência(s)