Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Educação, conhecimento e a sociedade em rede

2003; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 24; Issue: 85 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302003000400005

ISSN

1678-4626

Autores

Stephen R. Stoer, António M. Magalhães,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

Neste trabalho centramos a nossa atenção no "desenvolvimento de capacidades individuais" numa tentativa de mapear os efeitos da simultânea pressão "de cima para baixo" e de "baixo para cima" a que, quer o Estado-nação, quer o sistema educativo, têm vindo a estar sujeitos. Quanto à primeira, pode defender-se (cf. Bernstein, 1996) que o que está em causa é a transformação do próprio conhecimento em moeda (isto é, em performatividade pura); quanto à segunda, parece haver em curso uma deslocação do conhecimento da escola (nacional) para a comunidade (local) em que esta última é interpretada como "a cidade educativa" (onde reina uma pedagogia comunicacional "branca"). Este trabalho pretende pôr em causa a dicotomia construída por meio da análise das implicações, para a pedagogia e para o desenvolvimento de capacidades individuais, do desenvolvimento e da consolidação de um Estado (e sociedade) em rede (Castells, 1996).

Referência(s)