Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Surdez e preconceito: a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada

2009; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 14; Issue: 42 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782009000300012

ISSN

1809-449X

Autores

Sílvia Andreis Witkoski,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Falar sobre surdez e preconceito é narrar uma das interfaces do ser surdo. Dentre o imenso leque que o envolve, o artigo traz para discussão a norma da fala e o mito da leitura da palavra falada, por considerar que ambos legitimam uma série de práticas oralistas, afetando pejorativamente a construção da identidade do ser surdo e seu direito a uma comunicação e formação significativa. Em ome de uma pseudointegração entre surdos e ouvintes, mascaram-se os preconceitos em relação à surdez e aos surdos, ao implicitamente não aceitar sua diferença linguística, de percepção do mundo e forma de ser. Essa discussão é construída essencialmente a partir do resgate de muitas vivências dos próprios surdos, a fim de trazer à tona as suas nuanças, desvelando alguns dos discursos que legitimam esses preconceitos, buscando desnudar as implicações dolorosas que geram na vida dos surdos

Referência(s)