
Tecnologia e educação: algumas considerações sobre o discurso pedagógico contemporâneo
2012; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 33; Issue: 118 Linguagem: Português
10.1590/s0101-73302012000100016
ISSN1678-4626
AutoresJoana Peixoto, Cláudia Helena dos Santos Araújo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo pretende analisar os fundamentos do discurso predominante sobre as relações entre as tecnologias e a educação, tomando por base um estado da arte realizado sobre os usos do computador na educação escolar, no período de 1997 a 2007 no Brasil. Nesse estado da arte foram encontrados 107 trabalhos relacionados a essa temática e a referência a 1.330 autores. A análise destes trabalhos conduz à reflexão que busca apoio teórico em um descolamento dos discursos habituais sobre o uso das tecnologias em educação: tanto aqueles que se baseiam nas prescrições normativas para a incorporação dos instrumentos tecnológicos (visão instrumental), como aqueles que impõem as TIC como uma fatalidade no seio das escolas (determinismo tecnológico). O corpus total foi objeto de análise de conteúdo, indicando as categorias: o computador como recurso didáticopedagógico e o computador como recurso político-pedagógico.
Referência(s)