Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A militarização da infância: expressões do nacionalismo na cultura brasileira

2000; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 20; Issue: 52 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622000000300008

ISSN

1678-7110

Autores

Rosa Fátima de Souza,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O texto compreende um estudo sobre as práticas de militarização da infância, isto é, práticas de natureza patriótica, cívico-militar que predominaram no ensino primário, no início do século XX. Nesse sentido, destaca a introdução da disciplina "Ginástica e exercícios militares" nos programas de ensino e seus desdobramentos mediante a criação dos Batalhões Infantis. Analisa, também, o escotismo escolar, movimento efervescente no estado de São Paulo nas décadas de 1910 e 1920, identificando-o como mais uma expressão do militarismo e do nacionalismo na educação brasileira. Para a realização deste estudo foram utilizadas fontes manuscritas encontradas no Arquivo do Estado de São Paulo e periódicos educacionais da época.

Referência(s)